HOMOSSEXUALIDADE NO FEMININO


Este texto é dedicado a uma Mulher rica de sensibilidade e de que me orgulho chamar Amiga.



Não, não me enganei sobre ti. Era impossível não sentir o apelo das tuas palavras, um desfiar de mágoas e de vidas, de dignidade e de amor. De muito amor por sinal.
Amor pela mulher que amas e amaste, pelo filho que crias como teu. Amor pela vida que te pode dar tanto, algures no interior do País onde as tardes são tranquilas e as noites calmas.
É verdade, Amiga, que vens de longe onde havia noites que não terminavam e onde o perigo e o medo te deixaram sem voz.
Já foi há muito tempo, Amiga, mas ainda sentes os braços da tua mãe que te acarinharam e te protegeram. Uma mãe que defendeu com o seu corpo a tua integridade quando em terras de África os soldados invadiram a vossa casa. Uma mãe que te ama tanto que daria a vida por ti mas que não é capaz de entender a tua homossexualidade.
Tu sentes a falta dos seus braços e da sua compreensão agora que são para ti claras as opções que tomaste. Certamente que no seu canto, longe, ela chora e pensa em ti mas não é capaz de dar o passo.
As regras dos homens cobrem a espontaneidade dos sentimentos e o orgulho que continuamos a ter naqueles que amamos.
Amiga, não desistas. A tua mãe está e estará sempre contigo, tão perto como quando passava a mão na tua cabeça.
São os preconceitos, Amiga, tão mortíferos como a arma mais mortífera, que roubam tempo à vida e oportunidades sem retorno.
São as sociedades que precisam discriminar, para obter diferenças, para desvalorizar, para retirar dignidade a cada condição. Há poderes que se edificam pela dor alheia. Não devia ser mas é. A igualdade de oportunidades continua a ser um mito.
Porém não nos resignemos. Neste espaço hão-de nascer e solidificar-se muitas solidariedades. E seremos mais fortes para dizer a muitas mães que, como a tua, ainda não foram capazes de romper com o silêncio culpado.
Um dia o sol há-de nascer e há-de ser para todos os que procuram a sua luz. Sorri e não tenhas medo de seguir o teu coração e ires em frente.
Nem todos na vida são autênticos nos sentimentos que exibem, mas tu és. Por isso estás entre os melhores. Algum dia as sociedades irão entender isso.
Lídia Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário